GALERIA

Mais...

CAR

2017 | Animação publicitária

   Aconteceu aqui na APA Pouso Alto - Área de Proteção Ambiental que inclui o município de Alto Paraíso de Goiás e outros municípios vizinhos - uma campanha para incentivar os proprietários rurais da região a realizarem o CAR - Cadastro Ambiental Rural.

   O CAR é, segundo o governo, a mais poderosa ferramenta de controle e proteção ambiental já desenvolvida no país, e tem como objetivo monitorar o uso do território rural por parte dos proprietários, garantindo que haja em suas terras áreas de Reserva Legal e Áreas de Proteção Permanente que deverão ser preservadas por lei.

   Desde que me mudei para Alto Paraíso, pude perceber o rápido crescimento da ocupação humana da área rural do município - para o qual eu mesmo contribuí - e como consequência, uma rápida transformação da paisagem natural, considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Fiquei muito feliz de poder fazer parte de uma ação que busca preservar o que sobrou do Cerrado.

   Meu maior desafio foi encontrar uma linguagem gráfica que fosse, ao mesmo tempo, moderna, mas que comunicasse com a predominante cultura tradicional-rural do interior de Goiás. Encontrei a solução sendo fiel aos objetos e elementos naturais da cultura daqui, e escolhi investir a dose de ousadia no partido gráfico e cores. A forma de contar a história também teve que ser bem estudada, pois o filme deveria ser curto, mas teria que transmitir claramente a informação, o que necessitou um super processo de síntese.

   O filme foi desenhado e animado no Adobe Photoshop e montado no Adobe After Effects. Dois programas com os quais tenho afinidade e que trabalham maravilhosamente bem juntos.

​Cliente: Ministério do Meio Ambiente

Direção: Pedro Guimarães

Arte | Montagem: Gui Cavalcanti

Animação: Gui Cavalcanti

Trilha: Toni Mazzoti