ALQUIMIA ALIMENTAR

2011 | Ilustração de livro

   Meu encontro com o Zé (autor do livro) foi um desses de verdade, que o universo trama silenciosamente. Aconteceu no seu restaurante da época: o saudoso "Caminho do Mar" - mais um dos muitos estabelecimentos veganos que ele abriu pelo Rio, desde a década de 80.

   O Zé é um ícone da cena vegana carioca, um dos primeiros que se tem notícia. No dia em que nos conhecemos, cheguei a oferecer despretensiosamente uma carona pra ele até Brasília. Por mais que não o conhecesse, me senti como se conversasse com um amigo antigo. Não sei o que foi mais estranho: Eu oferecer a carona ou ele aceitar. Por fim, pegamos estrada juntos para o Planalto Central. Eu não fazia idéia, mas o mestre cuca estava indo atrás dos manuscritos de um livro de receitas veganas que escrevera há muitos anos, mas que ainda não havia sido publicado e, “coincidentemente”, procurava alguém para ilustrá-lo... Bom, a partir daí não preciso nem dizer o que aconteceu.

   Os tais manuscritos foram carinhosamente reunidos por João Miguel Aliano, organizados e ilustrados por mim, e publicados pela Caki Books.

   Como inspiração para as ilustrações, eu me baseei nos lindos cenários naturais do Cerrado e seus elementos, com os quais me deparei durante a viagem - rios, cachoeiras, estrelas, buritis, libélulas e toda a atmosfera mística da Chapada dos Veadeiros. Juntando esses elementos com as experiências da viagem, resolvi contar uma história, narrada pelas ilustrações ao longo das receitas.

Autor: José Roberto Machado 

Ilustrações: Gui Cavalcanti

Projeto Gráfico: Gui Cavalcanti

Editora: Caki Books